Pouca gente sabe, e há até poucos anos atrás nem minha família sabia desse terror que me acompanha já faz um tempo: a emetofobia.
Emetofobia é o medo irracional de vômito. Seja o ato de vomitar, ou de ver outras pessoas vomitarem.
Sei que não é uma fobia tão comum - até hoje só conheci pessoalmente uma outra mulher que sofre desse mal. E por muito tempo eu senti vergonha de falar pros outros sobre essa minha condição.
Pra vocês terem noção da diferença entre um simples medo ou nojinho, com a fobia em si, listo alguns comportamentos meus que acontecem devido à esse problema:
Dentre algumas outras situações. Sei que tem níveis ainda piores dentro da fobia, mas ela acaba me atrapalhando em muitas coisas.
Primeiro, porque não sei quando pode acontecer - ou seja, não tem como evitá-la completamente. Segundo, porque eu não consigo ajudar pessoas que estejam passando mal perto de mim. Terceiro, que me bloqueia de fazer coisas das quais eu gosto (ex: algumas viagens que passam por lugares que fazem muitas curvas). Quarto, que sempre que eu tenho planejado pra ir em locais que despertam o gatilho, eu passo dias e semanas com crise de ansiedade.
Hoje em dia eu faço terapia com um psicólogo (do pior tipo possível - que é a exposição ao motivo da fobia). Acho que ela já me ajudou um pouco, e penso em buscar terapias alternativas também. Porém, o caminho ainda é muito longo.